TDAH
Jane Patrícia Haddad
Consultora Educacional, Palestrante e
Psicopedagoga Clínica.
janepati@terra.com.br
www.janehaddad.com.br
Jane Patrícia Haddad Pedagoga com
Especialização em Psicopedagogia e Psicanálise, atua há
mais de 20 anos na área educacional junto a crianças e
jovens. É uma da proprietárias da Clínica Bio Center
multidisciplinar onde várias áreas se encontram e
Professora convidada da UNI-BH onde ministra o módulo na
Pós Graduação: Contribuições da Psicanálise à Educação.
O TDAH é um transtorno de origem
biopsicossocial, ou seja, não se pode separar a causa
genética da psicológica e da social. Para que a criança
desenvolva o transtorno, é preciso que ela nasça com uma
predisposição genética e ainda tenha uma estimulação do
meio para desenvolver, em maior ou menor grau, esse
transtorno.
Nós Educadores deveríamos nos perguntar
porque nossas crianças e jovens andam tão desatentos e
agitados?
Acredito ser um dos motivos, o nosso
olhar desatento para eles.Estamos vivendo em uma
sociedade imperativa, em um tempo sem tempo, em um lugar
sem lugar, o que vem contribuindo de alguma forma para
os chamados comportamentos hiperativos.
Entender o transtorno, suas causas e
conseqüências é o primeiro passo para um tratamento
bem-sucedido.
Na verdade, nós educadores , precisamos
ampliar nosso olhar sobre o TDA/H, principalmente no
que se refere à práxis pedagógica que ajudará muito
essas crianças e jovens que, de alguma forma já “
carregam” angústias e fracassos.
É preciso sempre lembrarmos que , cada
aluno- aprendente constrói seu próprio caminho, apenas
seu, e cabe a nós educadores a busca permanente de uma
educação integral, sem fragmentação do conhecimento ,
com múltiplos olhares e muita flexibilidade,
principalmente para os alunos que mais nos desafiam (
os nossos Tda/h)
Nascemos do amor e dele precisamos para
viver. É o amor que nos torna sujeito de nossa própria
história e suas construções.
O Tda/h é real, e faz parte do nosso
contexto educacional , cabe a nós junto dos
profissionais ( Neurologista, Psicólogo e Psicopedagogo)
,descobrirmos novos caminhos.
Educadores e Escola precisam buscar novas
formas de entender os diferentes distúrbios de
aprendizagem que a Pós –Modernidade está nos
apresentando.
Já dizia Antônio Machado “ Caminhante,
não há caminhos, os caminhos se fazem ao caminhar...”
Educar é o caminho.
Jane Patrícia Haddad |