A essência da transformação : O Aprender
Aprender significa
memorizar, buscar a compreensão e a expressão para utilizar melhor a
ação após assimilar. O aprender é tecer possibilidades de
transformação de si mesmo e do que está ao seu redor. O importante é
saber encontrar soluções para diversas questões e isso não acontece,
não cabe e nem se esgota nas salas de aula, acontece no MUNDO. As
crianças precisam de tempo para assimilar e conscientizar um
conteúdo e assim aprender. Tanto que aprendemos melhor e com mais
eficácia quando nos concentramos por completo.
É na infância onde tudo
acontece, todas as bases são lançadas e o incentivo começa, tomando
forma e importância. O princípio sempre deve ser “fazendo para
aprender”, tudo será um aprendizado, buscando respostas para o novo.
A educação através da formação deve sempre dar às crianças os
estímulos intelectuais necessários para desenvolvê-las e
capacitá-las. A motivação através da emoção é um estímulo de grande
eficácia para um cérebro armazenar o que está sendo ensinado.
Portanto é importante que o educador busque recursos na transmissão
de informações para a criança fixar na memória de longa duração.
Decorrente de inúmeros
saberes perguntamos, que escola é ideal para a criança? Para mim,
seria a que ajusta os conteúdos curriculares às competências
individuais de cada uma delas voltados para a diversidade de cada
uma delas e para isso o educador tem que ser conhecedor das
capacidades de cada aluno seu. A criança se interessará mais por
aquilo que ela sabe fazer melhor e assim procurará expandir e
explorar através de atividades e perguntas direcionadas. Bom saber
que a criança através da educação busca e desperta sua curiosidade e
lhe dá muita alegria.
O aprender é a
curiosidade, é o sentimento, é a alegria, é o interesse, é a ação e
o pensamento e não podemos esquecer da motivação. A escola precisa
fazer com que as crianças trilhem caminhos próprios, pesquisem e
experimentem e que tenham confiança em suas próprias capacidades. A
aprendizagem também tem como pilar, o movimento. A incapacidade
afeta o potencial tanto cognitivo quanto o motor. O jogo, a música,
a dança são recursos apropriados para uma boa pedagogia, é
importante olhar em diferentes direções para tornar a aprendizagem
mais agradável e prazerosa. Todas as imagens são construídas e
desenvolvidas através dos sentidos e pelo movimento, tornando suas
habilidades motoras mais apuradas e assim facilitando seu
aprendizado.
A criatividade capacita
a operação de uma grande variedade de representações simbólicas,
permitindo a transmissão de informações e aumentando o repertório
sobre certos assuntos, aumentando a compreensão da criança. Desde o
início da vida de uma criança através das informações e dos
simbolismos se tornam essenciais para a consolidação da linguagem,
muitas vezes de uma forma automática e lúdica.
“ Com 1 ano de idade
ensaiam a pronúncia de palavras e denominam novos objetos. Descobrem
que o mundo a seu redor produz ruídos: é possível fazer barulhos com
a boca e com as mãos”;
“A partir dos 2 anos
surgem as frases de duas ou três palavras. O vocabulário e o círculo
de relacionamentos se ampliam”, nesta fase a criança consegue
receber ordens e entendê-las;
“Aos 3 anos, a maioria
das crianças emprega conceitos abstratos como “alegria”, “amor” e
“felicidade”. Frases gramaticalmente corretas são usadas sem maiores
problemas, embora os verbos muitas vezes sejam pronunciados no
infinito”;
“Por volta dos 4 anos,
a criança não apenas domina vocábulos e expressões, mas tem
condições de atribuir mais de um sinônimo à mesma palavra. Para
lidar com os pequenos, adultos precisam de resistência, já que
meninos e meninas nessa fase usam todo o seu potencial linguístico
para questionar o mundo ao redor e encontrar respostas inusitadas”.
A família e a própria
comunidade mostram que têm um papel fundamental no desempenho
educacional da criança. As chances de aprendizado melhoram
consideravelmente quando os pais, a família acompanham os estudos de
seus filhos.
É importante fazer a
criança escolher e arcar com as responsabilidades de suas decisões e
isso também se aprende na escola, formando-as cidadãos
independentes. Construir seu conhecimento na escola é dar chance a
evoluir e a se atualizar na vida adulta e preparar a criança através
da ação para um mundo mais aberto, entendendo as diferanças mas
facilitando a comunicação e o trabalho em equipe sem fazer tais
diferenças.
Na escola o objetivo e
a grande transformação que a criança obtém além de adquirir
conhecimentos é fazer com que a criança possua habilidades que a
fará se destacar na sociedade e no mercado de trabalho.
O professor deve ter em
mente a essência da transformação, transformar a aprendizagem para
uma melhor aquisição de seus conhecimentos e para o conhecimento de
seus alunos.
Fátima Alves |