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No momento em que a Associação Brasileira de Psicopedagogia
completa 30 anos de existência, temos a honra de trazer aos
associados e leitores um presente especial: nossa revista
foi convidada para fazer parte da BVS-Psi, uma biblioteca
virtual em Saúde e poderá muito em breve ser lida
diretamente no endereço: www.bvs-psi.org.br.
Tal conquista nos dá imensa satisfação, por democratizar o
acesso ao conhecimento de nossa área, tornar a revista
Psicopedagogia mais interessante academicamente para
publicações de autores ligados à academia e permitir que
futuramente esteja em outras bases de dados que lhe
conferirão cada vez maior visibilidade e credibilidade
científica, bem como uma classificação mais expressiva no
Qualis.
A inclusão da nossa revista na BVS-Psi, aliada à
reformulação recém-concluída de nosso site, com certeza
aumentará a visibilidade do conteúdo de excelência publicado
em nossa revista e trará incremento à divulgação da produção
intelectual da comunidade dos psicopedagogos e profissionais
de áreas afins.
Esta 81ª edição conta com dois artigos especiais: ”Dislexia,
cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica às
dificuldades de aprendizagem da leitura”, de Vitor da
Fonseca, no qual o autor discorre sobre a dislexia sob o
referencial da neurociência e, um segundo artigo, enviado
pela psicopedagoga Rossana Aparecida Vieira Maia Angelini,
“Pedagogia da autoria: a construção do processo de autoria
na formação de pedagogos”, que coloca o professor como um
sujeito ativo-interativo na construção do conhecimento de
seus alunos.
“Protocolo de identificação precoce dos problemas de
leitura: estudo preliminar com escolares de 1º ano escolar”,
escrito por Simone Aparecida Capellini, Maria Nobre Sampaio,
Maryse Tomoko Matsuzawa Fukuda, Adriana Marques de Oliveira,
Cíntia Cristina Fadini e Maíra Anelli Martins, é um artigo
de pesquisa sobre a elaboração e aplicação de um teste de
identificação precoce dos problemas de leitura para
caracterizar o desempenho dos escolares do 1º ano do Ensino
Fundamental Municipal. O estudo comprova o que a maioria dos
educadores sabe: infelizmente, muitos de nossos alunos dessa
série não apresentam domínio de habilidades
cognitivo-linguísticas necessárias para aprender o sistema
de escrita do português brasileiro.
“A inclusão do aluno com perda auditiva na Rede Municipal de
Ensino da cidade de Marília”, de Marília Piazzi Seno, é
outro artigo que trata desse assunto muito debatido, mas que
ainda não foi devidamente esclarecido em um de seus aspectos
cruciais: a Inclusão sob o ponto de vista do docente.
É de Claudia Broetto Rossetti, Taísa Rodrigues Smarssaro e
Tatiana Lecco Pessotti, a pesquisa “Inventário das
brincadeiras e jogos de crianças em diferentes municípios do
estado do Espírito Santo”, que nos esclarece que hoje há uma
coexistência bastante frequente entre as brincadeiras e
jogos tradicionais e diversas atividades lúdicas que
envolvem o uso de novas tecnologias, como os computadores.
No artigo original “Eficácia do programa de intervenção com
a consciência fonológica em escolares com risco para a
dislexia”, Regiane Kobal de Oliveira Alves Cardoso e Simone
Aparecida Capellini tiveram por objetivo verificar a
eficácia de um programa de intervenção com a consciência
fonológica em escolares com risco para a dislexia,
demonstrando a eficácia desse programa de intervenção por
meio da melhora das habilidades cognitivo-linguísticas em
situação de pós-testagem em comparação à pré-testagem.
Maria Irene Maluf ( editora )
Leia na íntegra: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/ |