1) Lidamos, todos os dias, com alunos que de,
alguma maneira, apresentam os sintomas apresentados na palestra. É
fato a importância de uma aula diferenciada que envolva esse aluno.
Entretanto, há os demais alunos e há prazos para o cumprimento do
programa. Qual a sua sugestão de conduta em sala de aula ao
reconhecermos um aluno que possua características do TDA sem
comprometer o rendimento da turma?
Acredito muito que deva ser feito um trabalho com a turma, onde as
diversidades deverão ser trabalhadas, sem expor o aluno, colocar
para a turma que cada aluno tem mais facilidades para uma coisa e
dificuldades para outras... A partir daí gosto muito de trabalhos
com monitoria, uns ajudando os outros, isso tem dado muito certo.
As
provas devem ser divididas em tempos, deveres também, trabalhar com
deveres mais criativos
(
habilidades que eles tem de sobra).
Em
sala de aula, colocá-los sentados na frente, colocar um colega para
ser seu tutor, na hora das anotações da agenda.
2) A sala de aula é um mundo heterogêneo,
dinâmico por natureza e muito estimulante. Como reduzir os estímulos
para crianças com TDA , sem afetar os desenvolvimento das demais?
Tentar com que elas não sentem perto de janelas e portas, sempre na
frente , nada de muitas gravuras penduradas nas paredes, sempre que
for escrever no quadro, usar canetas coloridas para separar
título...
3) A comunidade externa está preparada para
"entender", "aceitar" e "respeitar" o relógio dos alunos que
apresentam essas dificuldades?
A
comunidade somos todos nós, acredito que como Educadores temos o
dever de dar o exemplo , se entendermos com tranqüilidade esses
nossos alunos, os pais também os entenderão. A Escola deve fazer
Palestras onde o tema seja trabalhado, pois a cada dia temos mais
crianças e adolescentes com o diagnóstico e muitas vezes sem
conclusão , é importante que ,os pais conheçam o distúrbio até
mesmo para que possam vê-lo como algo natural que apenas precisa ser
bem encaminhado e acompanhado pela escola – família-profissional.
4) Dê sugestões de posturas de comportamento
que qualquer professor pode ter em suas aulas para contribuir na
tranqüilidade de seus alunos.
Tratar todos com o mesmo respeito, no dia a dia, tendemos a
automatizar nosso trabalho e as crianças e jovens com o distúrbio,
necessitam muito de serem olhados, já que muitas vezes os pais os
colocam como fracassados, minhas dicas:
-
olhem eles com muito respeito (olho no olho);
-
trabalhem muito o positivo, aquilo que eles conseguiram e não o que
ficou faltando;
-
Elogiem perante a turma;
-
não os comparem com ninguém, apenas com eles mesmos ( o como eles
estão progredindo);
-
Ajude eles com a organização e as anotações;
-
Não trabalhem com provas surpresas;
Eles precisam de rotina e muita organização.
5) Existe uma idade mínima da criança para
encaminhamento para avaliação de hiperatividade? Qual é?
Geralmente aos sete anos, quando as exigências escolares aumentam,
antes disso o Diagnóstico é mais duvidoso.
6) Sabemos que o aluno portador de TDA
necessita de uma ambiente estruturado e organizado e ainda, que os
colegas de sala de aula estejam permanentemente sendo orientados
para conviver com tal problema. No entanto, o dia-a-dia da escola é
muito dinâmico e nem sempre há como promover ajustes. O que fazer
quando famílias começam a ameaçar pedir transferência de seus
filhos, se " aquele" aluno com TDA permanecer na escola?
Eu
acredito muito na Formação dos Pais, a Escola deve marcar Palestras
e Seminários, onde o tema seja trabalhado juntamente com outros
relativos a Educação/ Diversidade/ Depressão infantil...
A
escola não pode ter medo de trabalhar seus verdadeiros valores e
crenças por causa de pais despreparados e preconceituosos, pelo
contrário, a escola tem a obrigação de mostrar para pais que, é
possível que seus filhos aprendam dentro das diversidades, desde que
, elas ( crianças) possam participar ativamente como agentes
transformadores em seu espaço ( sala de aula), para que, futuramente
possam agir no mundo.
Mais do que aprender a conhecer precisamos aprender a SER.
7) Como deve ser a educação de uma criança com
TDA, por parte da família e da escola? Mais enérgica, pulso firme,
ou mais tranqüila, permitindo que a criança manifeste seus anseios,
suas vontades?
A
educação sempre deve ser conduzida de uma forma sensata, onde o
equilíbrio seja a mola, são crianças que necessitam de muita
rotina, horários, pois elas já são desorganizadas por natureza, é
necessário que tudo seja combinado e cobrado, sempre pequenos
combinados, pois elas não registram muitas informações de uma só
vez.
8) Como devemos trabalhar com a família que
resiste reconhecer que o filho apresenta atitudes hiperativas,
resistindo à busca de um diagnóstico e de um futuro tratamento?
9) Como se classificaria uma criança que na
escola se apresenta desatento, não completa as tarefas, se distrai
facilmente, em casa, se mexe, fala o tempo todo e se concentra
somente naquilo que lhe convém? TDA? Hiperativo?