Uma
das principais perguntas atuais dos educadores é:
"porque nossas crianças e jovens andam tão desatentos e
agitados? "
Para a pedagoga e especialista em Psicopedagogia, Jane
Haddad, um dos motivos, é o olhar desatento para
eles."Estamos vivendo em uma sociedade imperativa, em um
tempo sem tempo, em um lugar sem lugar, o que vem
contribuindo de alguma forma para os chamados
comportamentos hiperativos. Entender o transtorno, suas
causas e conseqüências é o primeiro passo para um
tratamento bem-sucedido."
As crianças que apresentam um comportamento muito
agitado geralmente sofrem de Transtornos do Déficit de
Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno de origem
biopsicossocial, ou seja, não se pode separar a causa
genética da psicológica e da social. Para que a criança
desenvolva o transtorno, é preciso que ela nasça com uma
predisposição genética e ainda tenha uma estimulação do
meio para desenvolver, em maior ou menor grau, esse
transtorno.
Haddad defende a ampliação do olhar sobre o TDA/H,
"principalmente no que se refere à práxis pedagógica que
ajudará muito essas crianças e jovens que, de alguma
forma já “ carregam” angústias e fracassos. É preciso
sempre lembrarmos que, cada aluno-aprendente constrói
seu próprio caminho, apenas seu, e cabe a nós educadores
a busca permanente de uma educação integral, sem
fragmentação do conhecimento, com múltiplos olhares e
muita flexibilidade, principalmente para os alunos que
mais nos desafiam (os nossos Tda/h)"
Outro ponto fundamental para um bom relacionamento com
esses alunos é redobrar o carinho, a relação
professor-aluno. "Nascemos do amor e dele precisamos
para viver. É o amor que nos torna sujeito de nossa
própria história e suas construções. O Tda/h é real, e
faz parte do nosso contexto educacional , cabe a nós
junto dos profissionais ( Neurologista, Psicólogo e
Psicopedagogo) ,descobrirmos novos caminhos. Educadores
e Escola precisam buscar novas formas de entender os
diferentes distúrbios de aprendizagem que a Pós
–Modernidade está nos apresentando."
Jane Patrícia Haddad, é pedagoga com Especialização em
Psicopedagogia e Psicanálise, atua há mais de 20 anos na
área educacional junto a crianças e jovens. Estará
presente no Pedagógica 2007, III Congresso Internacional
de Educação, que será realizado entre os dias 27 e 29 de
abril, no Centro de Convenções do Espírito Santo, em
Vila Velha.
Pedagógica 2007
27 a 29 de abril
Centro de Convenções do Espírito Santo
Informações: 3339 5984 ou www.maxima.art.br
|