Fazer a diferença, ousar, começar: SESI Sistema FIEMG promove reflexões sobre educação na sociedade

 

Antigamente, o foco estratégico das organizações estava na capacidade mercadológica, produtiva, financeira. O mais importante era esquecido: "as pessoas". Hoje, capacitá-las, aumentando-lhes a consciência profissional, o comprometimento, a competência, o envolvimento, a satisfação, a inteligência espiritual dentre outros fatores, é o ponto principal para a concretização dos resultados.

 

Visando a uma maior compreensão deste tema, o SESI Sistema FIEMG, promoveu o Ciclo de Palestras 2008, Alunos, pais, professores e seus convidados participaram do evento, nos dias 23 e 24 de outubro, no Anfiteatro do SESI.

Iniciando o ciclo, os educadores do SESI fizeram reflexões na palestra “Educação e Psicanálise: Vazio Existencial – Uma Interlocução Possível”, com Jane Patrícia Haddad. O evento teve como proposta questionar as relações dos professores com alunos, e destes com o mundo em que vivem.

 

 

 

 

A segunda palestra foi direcionada aos pais dos alunos da unidade SESI, e teve como tema: “Tecendo Conversas: Família e Escola em um Tempo sem Tempo”. A exposição, feita também por Jane Patrícia Haddad, buscou refletir sobre uma sociedade em mudanças, em um contexto de rápidas transformações, em que incertezas e dúvidas, nas famílias e escolas, são evidentes.

 

Independente de sua configuração, a família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação. “É o primeiro e importante canal de iniciação dos afetos, da socialização, das relações de aprendizagem, de EDUCAÇÃO”, enfatizou Jane.

 

Segundo a Pedagoga do SESI Ituiutaba Cláudia Cristina, “O Ciclo de Palestras 2008 é mais uma iniciativa da Rede SESI de Ensino, com o objetivo de integrar a comunidade escolar (professores, alunos e pais) num momento de reflexão sobre nossas posturas, valores e condutas. Vivemos num mundo globalizado que nos exige mudanças, e nem sempre estamos preparados pra enfrentá-las. A palestrante Jane Haddad traçou um breve histórico da origem das famílias e seu respectivo papel em cada época. Dessa forma, podemos compreender os papéis da família, dos pais, alunos e professores, e buscaremos promover mudanças de forma crítica e consciente, visando sempre ao bem comum.”

 

Os alunos do SESI também participaram do Ciclo, na palestra “Ainda há lugar para os jovens. O que fazer?”.  Neste caso, a exposição trouxe reflexões sobre como é ser adolescente em uma sociedade em mudança. Também abordou temas como as transformações no mercado de trabalho, que trazem incertezas e dúvidas aos jovens de hoje.

 

Para a palestrante, os jovens de hoje não estão pensando seriamente no mercado de trabalho, deixando tudo para ultima hora. Também, proferiu a respeito da visão dos jovens sobre a beleza e sua relação com a mídia. A linguagem televisiva causa o impacto das imagens e gera passividade diante das informações, dispensando nossa reflexão. “A comunicação mercadológica incita o jovem a abandonar o mundo criativo em que vive para entrar rapidamente no admirável mundo do consumismo”, concluiu Jane.

 

A palestrante, com concentração, técnica e experiência, proferiu as palestras de forma interativa, o que proporcionou grande satisfação para o público. Ela é graduada em Pedagogia pela PUC-MG, especializada em Psicopedagoga pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, em Teoria Psicanalítica pela UFMG, em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva, e em Psicanálise Hospitalar pelo Mater Dei.  Atuou em instituições particulares durante 17 anos, como Professora, Orientadora Educacional, Coordenadora e Diretora.

 

Atualmente, Jane é professora do Centro Universitário de Belo Horizonte, consultora pedagógica, palestrante, psicopedagoga, psicanalista e autora de livros.

 

 

“Educação é incompatível com a pressa! Fazer a diferença. Ousar, começar pelo primeiro passo, aprender. A direção é a mesma. A forma de olhar é que muda.”

“As relações afetivas são mediadas pelas relações de consumo. Produtos e Serviços são ingressos sociais. As mensagens comerciais tentam transformar desejos em necessidades.”

Jane Patrícia Haddad