Jane Patrícia Haddad

Autora do Livro"Educação e Psicanálise: Vazio Existencial" editora WAK, lançcado em abril de 2008, atuou 21 anos como Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica em instituições particulares de ensino. Ministra palestras e cursos na área educacional e familiar sobre os temas Adolescência, O Papel do Educador no Mundo Atual, Educação e Afetividade e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade. É também uma das sócias de uma Clínica Multidisciplinar BIO Saúde em Belo Horizonte, onde atua como Psicopedagoga e Psicanalista.

Para a educadora, que atende jovens e crianças com dificuldades de aprendizagem, a relação professor-aluno está além de simplesmente discutir a educação enquanto currículo. Segundo ela, o momento em que vivemos deve ser o de re-significação da educação pelo lado do sentido, do interesse, da coerência, do SER modelo de autoridade, do SER referência. "É momento de discutir a educação do SER," sintetiza.

Conforme a educadora coloca em seu artigo "A Busca da Serenidade em nossos Educadores", o currículo deve ser repensado e suas estratégias educacionais também, no entanto, o essencial a ser mudado é o olhar sobre a educação, principalmente por parte dos educadores. Pois a relação professor-aluno deve
ser o fio condutor para que haja uma verdadeira aprendizagem por parte dos aprendizes, defende ela.

Segundo Jane, outra questão importante diz respeito à rotina do aluno. É comum identificar crianças não têm uma rotina de estudos e nem mesmo locais reservados para isso. E isso pode ser a principal causa de dificuldades no processo de aprendizagem. "Em muitas casas, o estudante tem uma agenda
lotada e acaba fazendo a lição à noite, supervisionado por pais que trabalharam o dia todo e estão estressados. Para essa criança, a aprendizagem se torna um fator de estresse
." É preciso trabalhar nesta
geração - geração do "tô nem aí", do ter por ter, - o desejo de aprender, afirma a psicopedagoga.

 


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