Jane Patrícia Haddad

Palestras e Conferências

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Inclusão: Para onde queremos ir?

Por: Jane Patricia Haddad

“Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria.
”Depende”, respondeu o gato.
”De quê?”, replicou Alice;
”Depende de para onde você quer ir...”
(Alice no País das Maravilhas)
Lewis Carroll

Refletir Inclusão requer pensar nosso lugar no mundo, nossa concepção de educação bem como o Sujeito que queremos ajudar a formar. Um grito de convocação junto ao momento educacional contemporânea. Não nos adianta, seguirmos apenas com gritos denunciantes e queixosos de revolta, que apenas denuncia uma educação, muitas vezes excludentes. O momento requer muito mais, que isso, ele exige uma retomada ética de nosso lugar na sociedade e especificamente na educação, sem implicação de cada envolvido, não faremos uma “RE-VOLTA”. Incluir requer desejo e responsabilidade: trazer para si as rédeas do seu cavalo. Pensar a Ética como apontou Foucault em seus últimos escritos: Ética, como prática reflexiva da liberdade.
Apesar do acesso de crianças e jovens com algum tipo de deficiência, ou mesmo com dificuldades,  nas escolas regulares ter aumentado nos últimos anos, ainda são grandes os desafios de preparar os professores para mantê-las na sala de aula com os demais colegas, e de receber as crianças que ainda estão excluídas. Nosso modelo educacional de só transmitir o conhecimento do currículo básico já não atende mais.
Educar na perspectiva inclusiva, requer reconhecer o sentido amplo do educar: ampliar as oportunidades de convivência e diferentes experiências que possibilitam o sujeito-aluno se auto - expressar.  Educar como travessia. Como bem sinaliza, Bauman, em seu recente livro: Educação e Juventude (2013, p. 7) “... a crise da educação contemporânea, é muito peculiar porque, provavelmente pela primeira vez na história moderna, estamos percebendo que as diferenças entre os seres humanos e a falta de um modelo universal vieram para fica”. Incluir é um projeto humanitário e não apenas educacional.
No entanto incluir aquele que pensa diferente de nós, não é algo tão fácil, ainda mais em uma sociedade que prega um modelo único de ser: corpo sarado, possuir: Nike, Apple, notas altas, produção acadêmica...  e assim seguimos, desidratando o ser humano que existe atrás de cada produto e normalidade. Há por parte da sociedade,  uma busca incessante por um padrão aceito como ideal. Nessa direção, os mais atentos, vão percebendo uma encruzilhada onde se afirmam discursos de uma educação inclusiva em uma sociedade excludente, que prega um único padrão: o “normal” e “aceito”. Como ficam as crianças e jovens que não atendem tal padrão? Ou melhor, onde ficam seres humanos em situação de deficiência? E o que nós educadores estamos entendendo como Educação?
Acredito como educadora, que crianças com deficiência com deficiência não é aprender o mesmo conteúdo que as outras, mas ter a possibilidade de aprender a colaborar, ter autonomia, governar a si próprio, ter livre expressão de ideias e ver o esforço pelo que consegue criar ser recompensado e reconhecido. “A escola é a instituição responsável por introduzir a criança na vida pública. E você não pode dizer que esse aqui vai ser introduzido na vida pública e esse não”, diz a educadora.
A educação brasileira  abre-se cada vez mais para refletir a inclusão, levando em conta suas origens históricas e sociais. Vale lembrar que no contexto educacional, a Constituição Federal de 1988 e bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) de 1996 garantem direitos igualitários à educação, independente de suas diferenças e limitações.
“Somos diferentes e queremos ser assim e não uma cópia malfeita de modelos considerados ideais. Somos iguais no direito de sermos, inclusive, diferentes!” Rosita Edler, 2008, p.2.
Inclusão real requer saber qual o caminho, trilhá-lo e sempre que necessário, pegar seus atalhos.

Referencias:
BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CARVALHO, R. E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2008.

*Jane Patricia Haddad
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010-2013). Especialista em: Psicanálise (Círculo Psicanalítico - 2006), Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Teoria Psicanalítica pela UFMG (2001) e Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É consultora educacional/institucional, conferencista, tendo participado de inúmeros eventos educacionais (nacional e internacional). Autora de diversos artigos sobre educação em sua relação com a comunidade; indisciplina escolar; transtornos educacionais dentre outros temas. Autora dos livros: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens: orientando Pais e Educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção, publicados pela editora WAK, do Rio de Janeiro.