Livro Psicanálise e Educação lançado no Marco
Autora: Kátia Kuratone
O livro Psicanálise e Educação, elaborado pela psicanalista Andréa Carla Brunetto foi lançado no Marco (Museu de Arte Contemporânea).
O livro é resultado de cerca de uma década de estudos, incluindo leituras feitas durante mestrado e a atuação em programas do poder público para alunos especiais. O evento será a partir das 19h30.
A autora descreve a visão que a sociedade tem sobre as pessoas com deficiência, ficando evidente uma segregação a quem é diferente. Não se trata de um entendimento recente: ela cita outros autores que escreveram sobre a segregação dos negros e dos loucos, como Hannah Arendt e Sigmund Freud. Outro citado é o japonês Kenzaburo Oe, prêmio Nobel da Literatura de 1994, que descreveu seus sentimentos sobre a reação da sociedade ao seu filho deficiente, e a preocupação de que o mesmo ficasse desamparado após a morte do autor.
"Há uma busca constante pela perfeição, disciplina e beleza", explica. Perseguir estes ideais dá um certo "conforto" às pessoas, embora o encontro não termine com as angústias, diz. Neste sentido, Andréa Brunetto quis fazer um caminho inverso de outros autores que compararam educação e psicanálise, mas destacando as diferenças. Ela quis identificar as convergências, como a constatação do desamparo das pessoas, reconhecida tanto pela educação como pela psicanálise.
Segundo a autora, o livro ajuda a entender um pouco esta busca da sociedade moderna. Um desafio é propor como a educação pode ajudar a entender a segregação e ajudar na inclusão. "Ainda há um preconceito em achar que a psicanálise é só para atendimento clínico. O que eu quis foi mostrar que se pode aplicar com rigor os fundamentos psicanalíticos na educação".
Sobre a autora:
A autora é membro do Ágora, instituto que divulga a psicanálise em Mato Grosso do Sul, já publicou artigos e participou de congressos internacionais de psicanálise, deu aulas em universidades de Campo Grande e Dourados, onde mantém consultórios. (Com informações da assessoria da FCMS)
< Anterior | Próximo > |
---|