Jane Patrícia Haddad

Palestras e Conferências

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pontos e nós…Desatando pontos, revendo o sentido do Educar: quem sou eu? Eu educo quem? Para que?

Diante de tantos ruídos externos, deixamos passar momentos únicos, oportunidades, pessoas...esquecemos o ponto principal e ficamos presos em nossos nós diários.


Como desatar o nó? Passar ao ponto e rever... Qual meu ponto?

 

O tema pode ser trabalhado em módulos de 4h, 6h , 8h ou 12h.

Colcha de retalhos é uma capacitação oferecida aos educadores e pais, psicólogos, psicopedagogos, pessoas, propiciando-os a rever a escolha de ser educador….pais, filhos .... reafirmar sua história, rever seus compromissos através do tecer retalhos significativos e marcantes da vida de cada um,  cada um tem uma história para contar: alegre, triste, engraçada… revisitar seus " porões" , abrir as compotas e deixar vazar, sentimentos guardados, emoções desconhecidas. Ao  pegar cada retalho vamos recordando pessoas, fatos e acontecimentos… " traumas" dificuldades...momento de esvaziar-se,  desatar nós e rever pontos! O que é meu? Que sentimento posso deixar por aqui? Qual devo levar?

 

 




A atividade provoca algumas questões…Educar é um ato de escolha?  Que desejo " sustentamos" ao entrar, estar permanecer na educação?  Tecer pontos, filhos-alunos, educadores-pais…formam um grande tear. Largar a culpa por " algo" e implicar-se em sua história. Diminuir nosso barulhos externos e escutar os silêncios internos.

 



 

“Falar e fazer educação é tecer pontos, desatar nós e rever o ponto fundante da nossa vida pessoal e profissional, remover retalhos...que não nos servem mais e permitir novos retalhos, uma parte, outra parte...vai formando o todo, da singularidade ao universal, do individual ao coletivo, do sózinho ao encontro com o outro... uma colcha de retalhos, jamais termina, está sempre em construção…não acaba” Jane Haddad.