Sinopse: Em uma escola aberta às diferenças qual seria a concepção de ensino e de aprendizagem compatível com o "modelo" social da inclusão que, além de acolher as diferenças de gênero, de raça e de etnia, acolhe também as diferenças de condições físicas e mentais, além das dificuldades de aprendizagem? Como pensar e atuar na Educação Inclusiva quando nossa sociedade prima pela eficiência em detrimento da deficiência? Estaríamos diante de uma impossibilidade? Já que considera-se que ser deficiente é não ser "capaz" e, portanto, de não ser "eficaz"? O que é "classificado" como deficiência? E o que entender por "dificuldades"? Este mini curso visa ampliar o debate sobre as limitações e as possibilidades da atuação dos Educadores frente as práticas educativas inclusivas. Como contemplar a escuta e o olhar para além das deficiências e das dificuldades? Educar para e na diversidade requer começar e recomeçar uma conversa que possibilite um contar e recontar de diversas histórias, abrindo espaço para conversação onde a palavra entra em movimento e ressoa em ação. As limitações do Professor e da Escola para lidar com a Inclusão podem ser superadas e gerar possibilidades novas, desde que cada sujeito se implique em desorientar os discursos das certezas.
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