Seminário qualifica professores do ensino fundamental

Interação, troca de experiências e ampliação de conhecimento, assim foi segunda-feira, 31, para cerca de 600 educadores que participaram do 28º Seminário Municipal de Educação. O evento, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec),  reuniu professores e auxiliares de ensino da rede municipal de ensino fundamental de Campo Bom. O encontro ocorreu no Teatro do Centro de Educação Integrada (CEI) e contou com palestras e um momento cultural com apresentação da Camerata da Escola de Arte-Educação do Cei.

Durante a abertura do evento o prefeito Luciano Orsi lembrou que tanto ele como o vice-prefeito Beto Santos têm formação e já exerceram a função de professor, tendo a Administração Municipal um zelo especial pelos educadores. “Sabemos da importância de ter esse espaço de compartilhamento de ideias e de experiências e estamos imprimindo em nossa gestão uma forma participativa de pensar a educação, ouvindo pais, educadores e alunos para enfrentar os desafios do ensino”, afirmou Orsi.

A titular da Smec, Simone Schneider, lembrou que vários momentos de formação para os educadores estão sendo promovidos e que essa é uma gestão preocupada com o aspecto pedagógico. “Esses momentos podem não trazer respostas, mas trazem importantes reflexões que farão com que cada professor procure por soluções para os desafios diários. Não existe uma resposta única, pois cada aluno é um desafio diferente”, definiu Simone.

Na parte da manhã os educadores puderam acompanhar a conferência da mestre em Educação e graduada em Pedagogia dra. Jane Haddad, com o tema Educação Inclusiva – Uma escola para todos. Durante sua fala, Jane ressaltou que é fundamental pensar a educação inclusiva como uma escola para todos. “A noção de uma escola para todos é bem recente se formos pensar na história da educação. Inclusão é trabalhar a diversidade, sem perder o foco nas individualidades de cada aluno, tanto aqueles com dificuldades, como aqueles com superpotências”, definiu a palestrante.

Já a tarde foi a vez do professor, coordenador pedagógico e gestor escolar dr. Celso dos Santos Vasconcellos apresentar a conferência com o tema Avaliação da Aprendizagem – Papel do professor neste processo de avaliação. Vasconcellos destacou que nos tornamos humanos pelas relações que estabelecemos com outros seres humanos e que, apesar da relevância das instalações físicas, o mais importante na educação ainda é o fator humano e daí vem o papel fundamental do educador.

Os cerca de seis mil alunos de ensino fundamental de Campo Bom que entraram em recesso escolar de inverno no dia 24 retornam as aulas nesta terça-feira, dia 1º de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *