Aprender significa memorizar, buscar a compreensão e a expressão para utilizar melhor a ação após assimilar. O aprender é tecer possibilidades de transformação de si mesmo e do que está ao seu redor. O importante é saber encontrar soluções para diversas questões e isso não acontece, não cabe e nem se esgota nas salas de aula, acontece no MUNDO. As crianças precisam de tempo para assimilar e conscientizar um conteúdo e assim aprender. Tanto que aprendemos melhor e com mais eficácia quando nos concentramos por completo.
É na infância onde tudo acontece, todas as bases são lançadas e o incentivo começa, tomando forma e importância. O princípio sempre deve ser “fazendo para aprender”, tudo será um aprendizado, buscando respostas para o novo. A educação através da formação deve sempre dar às crianças os estímulos intelectuais necessários para desenvolvê-las e capacitá-las. A motivação através da emoção é um estímulo de grande eficácia para um cérebro armazenar o que está sendo ensinado. Portanto é importante que o educador busque recursos na transmissão de informações para a criança fixar na memória de longa duração.
Decorrente de inúmeros saberes perguntamos, que escola é ideal para a criança? Para mim, seria a que ajusta os conteúdos curriculares às competências individuais de cada uma delas voltados para a diversidade de cada uma delas e para isso o educador tem que ser conhecedor das capacidades de cada aluno seu. A criança se interessará mais por aquilo que ela sabe fazer melhor e assim procurará expandir e explorar através de atividades e perguntas direcionadas. Bom saber que a criança através da educação busca e desperta sua curiosidade e lhe dá muita alegria.
O aprender é a curiosidade, é o sentimento, é a alegria, é o interesse, é a ação e o pensamento e não podemos esquecer da motivação. A escola precisa fazer com que as crianças trilhem caminhos próprios, pesquisem e experimentem e que tenham confiança em suas próprias capacidades. A aprendizagem também tem como pilar, o movimento. A incapacidade afeta o potencial tanto cognitivo quanto o motor. O jogo, a música, a dança são recursos apropriados para uma boa pedagogia, é importante olhar em diferentes direções para tornar a aprendizagem mais agradável e prazerosa. Todas as imagens são construídas e desenvolvidas através dos sentidos e pelo movimento, tornando suas habilidades motoras mais apuradas e assim facilitando seu aprendizado.
A criatividade capacita a operação de uma grande variedade de representações simbólicas, permitindo a transmissão de informações e aumentando o repertório sobre certos assuntos, aumentando a compreensão da criança. Desde o início da vida de uma criança através das informações e dos simbolismos se tornam essenciais para a consolidação da linguagem, muitas vezes de uma forma automática e lúdica.
“ Com 1 ano de idade ensaiam a pronúncia de palavras e denominam novos objetos. Descobrem que o mundo a seu redor produz ruídos: é possível fazer barulhos com a boca e com as mãos”;
“A partir dos 2 anos surgem as frases de duas ou três palavras. O vocabulário e o círculo de relacionamentos se ampliam”, nesta fase a criança consegue receber ordens e entendê-las;
“Aos 3 anos, a maioria das crianças emprega conceitos abstratos como “alegria”, “amor” e “felicidade”. Frases gramaticalmente corretas são usadas sem maiores problemas, embora os verbos muitas vezes sejam pronunciados no infinito”;
“Por volta dos 4 anos, a criança não apenas domina vocábulos e expressões, mas tem condições de atribuir mais de um sinônimo à mesma palavra. Para lidar com os pequenos, adultos precisam de resistência, já que meninos e meninas nessa fase usam todo o seu potencial linguístico para questionar o mundo ao redor e encontrar respostas inusitadas”.
A família e a própria comunidade mostram que têm um papel fundamental no desempenho educacional da criança. As chances de aprendizado melhoram consideravelmente quando os pais, a família acompanham os estudos de seus filhos.
É importante fazer a criança escolher e arcar com as responsabilidades de suas decisões e isso também se aprende na escola, formando-as cidadãos independentes. Construir seu conhecimento na escola é dar chance a evoluir e a se atualizar na vida adulta e preparar a criança através da ação para um mundo mais aberto, entendendo as diferanças mas facilitando a comunicação e o trabalho em equipe sem fazer tais diferenças.
Na escola o objetivo e a grande transformação que a criança obtém além de adquirir conhecimentos é fazer com que a criança possua habilidades que a fará se destacar na sociedade e no mercado de trabalho.
O professor deve ter em mente a essência da transformação, transformar a aprendizagem para uma melhor aquisição de seus conhecimentos e para o conhecimento de seus alunos.
Fátima Alves
< Anterior | Próximo > |
---|