Jane Patrícia Haddad Pedagoga com Especialização em Psicopedagogia e Psicanálise, atua há mais de 20 anos na área educacional junto a crianças e jovens. É uma da proprietárias da Clínica Bio Center multidisciplinar onde várias áreas se encontram e Professora convidada da UNI-BH onde ministra o módulo na Pós Graduação: Contribuições da Psicanálise à Educação.
O TDAH é um transtorno de origem biopsicossocial, ou seja, não se pode separar a causa genética da psicológica e da social. Para que a criança desenvolva o transtorno, é preciso que ela nasça com uma predisposição genética e ainda tenha uma estimulação do meio para desenvolver, em maior ou menor grau, esse transtorno.
Nós Educadores deveríamos nos perguntar porque nossas crianças e jovens andam tão desatentos e agitados?
Acredito ser um dos motivos, o nosso olhar desatento para eles.Estamos vivendo em uma sociedade imperativa, em um tempo sem tempo, em um lugar sem lugar, o que vem contribuindo de alguma forma para os chamados comportamentos hiperativos.
Entender o transtorno, suas causas e conseqüências é o primeiro passo para um tratamento bem-sucedido.
Na verdade, nós educadores , precisamos ampliar nosso olhar sobre o TDA/H, principalmente no que se refere à práxis pedagógica que ajudará muito essas crianças e jovens que, de alguma forma já “ carregam” angústias e fracassos.
É preciso sempre lembrarmos que , cada aluno- aprendente constrói seu próprio caminho, apenas seu, e cabe a nós educadores a busca permanente de uma educação integral, sem fragmentação do conhecimento , com múltiplos olhares e muita flexibilidade, principalmente para os alunos que mais nos desafiam ( os nossos Tda/h)
Nascemos do amor e dele precisamos para viver. É o amor que nos torna sujeito de nossa própria história e suas construções.
O Tda/h é real, e faz parte do nosso contexto educacional , cabe a nós junto dos profissionais ( Neurologista, Psicólogo e Psicopedagogo) ,descobrirmos novos caminhos.
Educadores e Escola precisam buscar novas formas de entender os diferentes distúrbios de aprendizagem que a Pós –Modernidade está nos apresentando.
Já dizia Antônio Machado “ Caminhante, não há caminhos, os caminhos se fazem ao caminhar...” Educar é o caminho.
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