Jane Patrícia Haddad

Palestras e Conferências

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Precisamos Falar Sobre o Kevin

Sugestões de Filmes: Precisamos Falar Sobre o Kevin

Lynne Ramsay, diretora e roteirista, seguiu a perspectiva do livro, mas o foco do filme recai sobre a personagem da mãe ( Eva ) já o livro recai sobre o filho ( Kevin ).

 

 

 

O longa metragen PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN a escocesa Lynne Rasmay , provoca no telespectador um " desconforto" na sua forma de apresentar os fatos de maneira não linear. O filme acontece em forma de narrativa ( sem seguir um ordem ). O filme foi adaptado do livro de Lionel Shirver.

Quem espera um filme fiel ao livro, se engana. No filme a estória é focada na personagem da mãe, já no livro é focada no filho - Kevin.

No livro a autora usa o recurso das cartas de Eva escritas ao marido falando sobre o filho numa retrospectiva histórica, tentando dessa forma buscar um entendimento do ocorrido. Quem seria o culpado pelas ações do Kevin?  Este recurso é a ferramenta do suspense.

No filme Ramsay usa o ir e vir misturando pressente -passado ,  em que o espectador vai descobrindo a narrativa e seus pontos marcantes. Alguns pontos são pistas preciosas deixadas por Kevin, para pensarmos nos "sinais que as crianças nos dão".

Em ambas narrativas a história de Kevin é contada através da perspectiva da mãe. No livro  o foco é Kevin e sua psicopatia. No livro não é dada a Kevin uma voz direta, portanto dependendo da leitura há uma abertura para se questionar ou não Eva. No filme fica claro que Eva não desejou ter aquele filho e não consegue ter uma " boa" relação com o filho após seu nascimento, entre mãe e filho algo " velado" é estabelecido.

O filme nos provoca vários olhares, até mesmo algumas suposições sobre a imagem logo no inicio do óvulo e sêmen , sugerindo um encontro-desencontro. A psicopatia pode ser genética? Kevin era um psicopata?

Precisamos falar sobre o Kevin pode também levantar muitas discussões  sobre família e seus modelos, maternidade, paternidade ,  sociedade moderna , idealização. Se quisermos fazer uma analises luz da Psicanálise, será muito útil pensarmos sobre " Os complexos Familiares" Lacan.

Podemos também abrir discussões sobre como a criança foi recebida pela mãe? A função do pai ou um terceiro na relação mãe-bebê? A criança que " fala" sem ser  escutada!

No filme há falas de Kevin para a mãe que valem a pena ser refletida!

Sugiro a leitura do livro e que vocês assistam  o filme também. Deixo  uma pergunta: quantos  Kevin(s) estão sendo enviados as Escolas diariamente?  Caso queiram discutir sobre o tema, basta enviar um email para janepati@ terra.com.br

Assista ao trailler do filme : http://www.youtube.com/watch?v=AMmMN5Ge570