O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) vem gerando enorme angústia em pais, professores , psicopedagogos, crianças e jovens.
Diante de tantos " diagnósticos" de TDAH, como ponto de chegada , resolvemos investigar os pontos de partida de tal transtorno.
Segundo o Instituto Brasileiro de Medicamentos - com base em pesquisa suiça - o Brasil consumiu, em 2000, cerca de 70 mil caixas de metilfenidatos ( Ritalina - psicotrópico usado em crianças com o diagnóstico de TDAH). Em 2009, subimos para 9,2 milhões de consumo.Crianças e jovens trazem um estado de sofrimento psíquico, que vem passando desapercebido por pais e educadores diante de tantas nomenclaturas que respondem prontamente o que deve ser melhor investigado.
Tais dados, não podem ser ignorados pelos educadores em exercício ético de sua profissão.
Não temos fórmulas mágicas e muito menos respostas prontas para tal transtorno. Nosso objetivo é interrogar nossos discursos e práticas educacionais levando em conta o aluno do século XXI. Cabeça nas Nuvens não pode ser uma forma de Ser diferente?
O curso tem como objetivos:
- Apresentar os dados mais recentes sobre o transtorno;
- Diferenciar o que é dificuldade de aprendizagem e o transtorno em si;
- Refletir sobre o conceito de criança Índigo e Hiperatividade;
- Refletir alguns casos de TDAH;
- Instrumentalizar os professores com estratégias pedagógicas para a nova geração.
< Anterior | Próximo > |
---|