Os educadores, referências da Psicopedagogia mundial,
participam do Simpósio de Educação que ocorre hoje (15/07) e
quinta (17/07), no campus Porto Alegre do Centro
Universitário. (15/07/2008)
O Curso de Pedagogia do UniRitter promove nesta terça
(15/07) e quinta-feira (17/07) o Simpósio de Educação
A autoria no processo de aprendizagem e a construção de uma
escola inclusiva.
Os palestrantes do encontro são os educadores Alicia
Fernandez (foto
acima)
e José Pacheco, referências mundiais na área educacional.
QUEM SÃO ALICIA FERNÁNDEZ E JOSÉ PACHECO
Alicia Fernández é Psicopedagoga formada pela Faculdad de
Psicopedagogía da Universidade de Salvador, Buenos Aires,
Argentina. Tem desempenhado fundamental papel na formação de
psicopedagogos na América Latina e em Portugal. Seus livros
são base teórica de diversos estudos recentes na área –
entre eles,
Saber em Jogo – A Psicopedagogia propiciando autorias de
pensamento.
Alicia fala no Simpósio na terça-feira (15/07), às 20h, no
Auditório Master, sobre
A autoria no processo de aprendizagem: possibilidades e
impasses.
José Pacheco, educador português, é especialista em Leitura
e Escrita e Música e mestre em Ciências da Educação pela
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da
Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da
Ponte, da qual é idealizador. A instituição notabilizou-se
por seu projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos
estudantes – na Escola da Ponte, as crianças decidem com
quem e o que estudar, por exemplo. José Pacheco fala na
quinta, dia 17, às 19h30min, também no Auditório Master,
sobre
A formação do educador para uma escola inclusiva.
O SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO
O evento pretende oferecer a universitários, professores da
Rede Pública e Privada, profissionais e acadêmicos das áreas
de Psicopedagogia e Saúde e Especialistas e Mestrandos em
Educação a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as
propostas inovadoras destes dos ícones da Educação e
refletir sobre relações de aprendizagem entre professores e
alunos e as possibilidades de se tornar autor diante dos
paradoxos da contemporaneidade e da perspectiva da
construção da escola inclusiva. Paralelo ao simpósio, de 15
a 17 de julho, ocorre a Mostra do Curso de Pedagogia, que
apresenta as produções discentes relativas ao trabalho
acadêmico interdisciplinar dos eixos temáticos de cada
semestre do curso. Confira a programação completa clicando
aqui. Mais informações pelo telefone 3230-3333.
ALICIA FERNÁNDEZ E OS DOCENTES DO UNIRITTER
Alicia também participa do encontro de Qualificação
Pedagógica Docente do UniRitter. Na terça-feira (15/07), às
14h, Alicia fará a palestra Aprendizagem na Universidade:
saberes, gerações e tempos - dificuldades e possibilidades.
Por Andréa Lopes
UNIRITTER
recebe José Pacheco
O Curso de Pedagogia do
UniRitter em parceria com a Secretaria Municipal de Educação
promove amanhã (17/07) a segunda etapa do Simpósio de
Educação A autoria no processo de aprendizagem e a
construção de uma escola inclusiva, com palestra de José
Pacheco, referência mundial na área educacional. Às
19h30min, no campus Porto Alegre do UniRitter (Rua
Orfanotrófio 555) ele abordará o tema "A Formação do
Educador para uma Escola Inclusiva".
O educador português é
especialista em Leitura e Escrita e Música e mestre em
Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências
da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976,
a Escola da Ponte, da qual é idealizador. A instituição
notabilizou-se por seu projeto educativo inovador, baseado
na autonomia dos estudantes - na Escola da Ponte, as
crianças decidem com quem e o que estudar, por exemplo.
O evento pretende oferecer a
universitários, professores da Rede Pública e Privada,
profissionais e acadêmicos das áreas de Psicopedagogia e
Saúde e Especialistas e Mestrandos em Educação a
oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as propostas
inovadoras destes dos ícones da Educação e refletir sobre
relações de aprendizagem entre professores e alunos e as
possibilidades de se tornar autor diante dos paradoxos da
contemporaneidade e da perspectiva da construção da escola
inclusiva.
Fonte: UniRitter
|