Notícias
Comunidade Educativa: Uma utopia Realizável. O momento atual nos convoca a repensar nosso lugar e postura diante da vida. Não dá mais para pensarmos em atuar no mundo, cada um dentro de sua redoma. Faça a sua parte, mobilize sua Comunidade e vamos transformar do Local para o Global.
" O que não se Compartilha é o que se Perde" Jane Patrícia Haddad
Agenda de Eventos Outubro /2008 - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Alves Diniz - CEMEPE ( Secretaria Municipal de Educação - Uberlândia )
Clique aqui para visualizar a agenda
Ribeirão das Neves promove Seminário de Educação
A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves promove de 5 a 7 de novembro, o VII Seminário Municipal de Educação, que traz para reflexão o tema: " Novos Caminhos para velhos desafios: ensinar e aprender" o evento envolve cerca de 700 educadores, entre escolas municipais, estaduais e particulares. O objetivo do evento é proporcionar maior conhecimento e atualização dos profissionais de Ribeirão das Neves. A abertura oficial do evento acontece nesta quarta-feira, no Auditório da Cidade dos Meninos, Rua Ari Teixeira da Costa, nº. 1.500, a partir das 18h, e conta com a presença do prefeito Walace Ventura ( PSB) e demais autoridades municipais. Durante a solenidade, serão homenageadas ex-funcionárias da Secretaria Municipal de Educação. Encerrando as homenagens, a Companhia Focus de Dança, de Belo Horizonte fecha as atividades no primeiro dia de seminário. No dia 6, as atividades acontecem no Centro de convenções do Caic, Rua Principal, nº 86, bairro Santa Paula, das 7:30h às 17:30h. Abrindo o ciclo de palestras a psicopedagoga Jane Patrícia Haddad fala sobre "Dicas e Estratégias Praticas de Intervenção em Alunos com Transtornos de Aprendizagem". Em seguida o palestrante é Marcos Méier, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, que discorrerá sobre o tema "A Eficiência da Comunicação na Docência". No período da tarde, os palestrantes ampliam as discussões dos temas abordados. Já na sexta-feira, dia 7, a primeira palestra fica a cargo de Nilbo Nogueira, Doutor Em Educação pela USP, que fala sobre "Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores". Em seguida, Max Haetinger, Doutor em Educação pela PUC-SP aborda o tema: "Avaliação Emancipatória: criando sujeitos capazes de pensar criticamente". À tarde, os palestrantes voltam à exposição dos temas abordados, abrindo a participação aos educadores presentes.
Palestra - Como ser mais bem sucedido no trabalho e na vida Ministrada por Jane Haddad dia 30/07 às 19:00 hs
Entrada Franca
Clique aqui para maiores informações...
I Congresso Internacional de Educação e Cultura de Terra Roxa - SP (Evento contou com participação de Jane Haddad) O estudante precisa de mais ... O professor precisa de mais ... A escola precisa de mais ... Objetivos do congresso:
Mais informações: http://www.congressoterraroxasp.com.br/index.php UniRitter recebe Alicia Fernández e José Pacheco O Curso de Pedagogia do UniRitter promove nesta terça (15/07) e quinta-feira (17/07) o Simpósio de Educação A autoria no processo de aprendizagem e a construção de uma escola inclusiva. Os palestrantes do encontro são os educadores Alicia Fernandez (foto acima) e José Pacheco, referências mundiais na área educacional. Seminário Psicopedagogia e Pós-Modernidade marca curso de especialização.
O CURSO DE MITOLOGIA “O HERÓI INTERIOR” Será oferecido em quatro encontros mensais de duas horas cada. Informações: 9994-4623 e 3225-9389.
28 de Junho de 2008
São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ. Realização: WAK PROJETOS CULTURAIS
José Pacheco
Vila Pavão continua dando exemplo para nossa Educação Lugar de Criança é na escola.
Participação de Jane Haddad no Programa Brasil das Gerais
VILA PAVÃO RECEBE HOMENAGEM NO LIVRO DA PSICANALISTA JANE PATRÍCIA HADDAD
Haddad defende maior aproximação entre os municípios e o MEC
Confira a programação no site : www.conexaeventos.com.br Evento contará com curso ministrado por Jane Haddad
Jane Patrícia Haddad é nossa palestrante notável desta edição. Ela estará presente na Pedagógica Maranhão e na Pedagógica Minas Gerais. Confira seu trabalho.
4 a 6 de abril - Rio Poty Hotel - São Luis - MA Prática Pedagógica, Formação do Professor e Inclusão na Escola do Século XXI Evento contou com curso ministrado por Jane Haddad Artigo Jane Haddad publicado no Portal: Profissão Mestre. Leia o artigo na íntegra : http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=3850
SIMPÓSIO SOBRE AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA Aspectos Cognitivos e Comportamentais para a Educação
12 de Abril de
2008
Newsletter Psicanálise Lacaniana
Palestrantes que já passaram pelo Conexa
Curso sobre Avaliação em Aracajú Encontro Pedagógico das escolas SESI Data: 01/10/2007 O Sesi promoveu no último sábado mais um 'Encontro Pedagógico' com professores e coordenadores da educação infantil e ensino fundamental das escolas de Aracaju para um repensar de práticas pedagógicas e avaliação. O encontro foi promovido pela Rede Pitágoras de educação e durou todo o sábado. Para melhor dinâmica dos trabalhos, foram formadas equipes organizadas por faixa escolar. Na equipe de educação infantil a instrutora Tamira Alcici Sarsur propôs a professores e coordenadores uma reflexão sobre as práticas avaliativas formativas em jogos, escrita e diagnósticos. Durante os trabalhos também foram propostas análises de instrumentos de avaliação e ouvidas e discutidas experiências dos professores. A equipe do ensino fundamental menor foi coordenado pela instrutora Rejane Oliva que fez sua explanação com o tema: “Avaliação no espaço escolar: realidades, necessidades e possibilidades...”, segundo Rejane o curso teve como objetivo uma reflexão junto aos professores sobre o processo histórico pelo qual a avaliação vem passando, as várias forma de avaliar, as possibilidades do uso de vários instrumentos avaliativos e seus critérios de elaboração, aplicação e análise. Já a equipe do ensino fundamental maior também discutiu a avaliação, mas o tema escolhido foi “A avaliação um caminho para repensar a prática pedagógica: um olhar que mobiliza os diversos saberes.” Durante o curso a instrutora, Jane Patrícia Haddad, discutiu questões como: Como está o seu olhar em relação ao aluno? E Qual o melhor modo de avaliar meu aluno? Durante o encontro pedagógico também foi contemplada a área administrativa com uma capacitação voltada para porteiros e telefonista até bibliotecários e coordenadores que abordou o tema: “A avaliação como prática de inovação e informação num negócio chamado escola” além de abordar o aspecto de formação de competência para parceria entre os diversos públicos que se relacionam com a escola. “Encontros como esse são processos contínuos em busca da qualidade da educação nas escolas Sesi e do melhoramento das relações escola x aluno”, finalizou Yacaia Lopes, diretora de educação da Rede Sesi.
Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, S/N – Edf. Albano Franco – Centro
Administrativo Dr. Augusto Franco
Márcio Mendonça Fernandes- Congonhas MG Ouvidoria - CET"
Simpósio Internacional de Psicopedagogia
Alunas de Psicopedagogia apresentam seminário Pedagógica ES 3
www.maxima.art.br ( veja mais notícias) Palestrante
Jane Patricia Haddad é formada em Pedagogia pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais, com Especialização em Psicopedagogia pela UNI-BH e Docência do Ensino Superior pela Newton de Paiva, em formação Psicanalítica. Há 20 anos, atua como Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica em instituições particulares de ensino. Ministra palestras e cursos na área educacional e familiar sobre os temas Adolescência, O Papel do Educador no Mundo Atual, Metodologia de Ensino, Educação e Afetividade e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade. É também uma das sócias de uma Clínica Multidisciplinar BIO Saúde em Belo Horizonte, onde atua como Psicopedagoga e Psicanalista.
TDHA,
como lidar com alunos com essa síndrome Uma das principais perguntas atuais dos educadores é: "porque nossas crianças e jovens andam tão desatentos e agitados? " Para a pedagoga e especialista em Psicopedagogia, Jane Haddad, um dos motivos, é o olhar desatento para eles."Estamos vivendo em uma sociedade imperativa, em um tempo sem tempo, em um lugar sem lugar, o que vem contribuindo de alguma forma para os chamados comportamentos hiperativos. Entender o transtorno, suas causas e conseqüências é o primeiro passo para um tratamento bem-sucedido." As crianças que apresentam um comportamento muito agitado geralmente sofrem de Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno de origem biopsicossocial, ou seja, não se pode separar a causa genética da psicológica e da social. Para que a criança desenvolva o transtorno, é preciso que ela nasça com uma predisposição genética e ainda tenha uma estimulação do meio para desenvolver, em maior ou menor grau, esse transtorno. Haddad defende a ampliação do olhar sobre o TDA/H, "principalmente no que se refere à práxis pedagógica que ajudará muito essas crianças e jovens que, de alguma forma já “ carregam” angústias e fracassos. É preciso sempre lembrarmos que, cada aluno-aprendente constrói seu próprio caminho, apenas seu, e cabe a nós educadores a busca permanente de uma educação integral, sem fragmentação do conhecimento, com múltiplos olhares e muita flexibilidade, principalmente para os alunos que mais nos desafiam (os nossos Tda/h)" Outro ponto fundamental para um bom relacionamento com esses alunos é redobrar o carinho, a relação professor-aluno. "Nascemos do amor e dele precisamos para viver. É o amor que nos torna sujeito de nossa própria história e suas construções. O Tda/h é real, e faz parte do nosso contexto educacional , cabe a nós junto dos profissionais ( Neurologista, Psicólogo e Psicopedagogo) ,descobrirmos novos caminhos. Educadores e Escola precisam buscar novas formas de entender os diferentes distúrbios de aprendizagem que a Pós –Modernidade está nos apresentando." Jane Patrícia Haddad, é pedagoga com Especialização em Psicopedagogia e Psicanálise, atua há mais de 20 anos na área educacional junto a crianças e jovens. Estará presente no Pedagógica 2007, III Congresso Internacional de Educação, que será realizado entre os dias 27 e 29 de abril, no Centro de Convenções do Espírito Santo, em Vila Velha. Pedagógica
2007
|
|||||||||||||||||